MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

Faz muitos anos que venho pensando sobre a escrita desse blog. Com o avanço das postagens, vou relatando um pouco de minha história e como minha formação tem relação estreita com as instituições museais que visito.

Inicio o Visitei um Museu falando do MAPA - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara

O principal motivo para tal escolha é por ser localizado na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, cidade que foi minha morada por cerca de 13 anos. Foi em Araraquara que minha paixão pelos museus se intensificou, foi onde iniciei minha experiência como educadora, mediadora, curadora, formadora, professora e pesquisadora do tema.

Eu tenho o costume de visitar o mesmo museu várias vezes, sempre que tenho oportunidade. Aqui no Visitei um Museu, vou trazer as informações sobre as últimas experiências vividas nos espaços.

Visitei o MAPA em janeiro de 2019. O museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1485, no coração da cidade. Considero a Voluntários da Pátria (chamada também de Rua 5) como uma das ruas mais bonitas de Araraquara, por conta do corredor de oitis que possui e que nos presenteiam com uma sombra agradabilíssima (afinal, estamos passeando pela Morada do Sol). Além disso, o charme dos paralelepípedos nos conduzem por um caminho de tranquilidade em plena região central.  

A Rua 5 tem também o Museu a céu aberto (que pode ser entendido melhor depois da visita ao MAPA) com marcas das pegadas de dinossauros, que viveram e passaram pela região há muitos anos, registradas nos arenitos botucatu que compõem as suas calçadas.

Na fotografia logo a seguir, podemos perceber um pouco da estrutura do Museu a céu aberto. Há banners com algumas explicações breves sobre o que é possível observar nas calçadas da Rua 5.



Indico passearem calmamente pela linda Voluntários da Pátria apreciando essa parte importante da história de nosso planeta. Afinal de contas, não é sempre que temos pegadas de dinossauros pelos nossos caminhos!

Voltando ao MAPA, ele fica num casarão da Rua 5 esquina com a Avenida Portugal, bem fácil de encontrar (fotografia da entrada logo abaixo). 





riquíssimo acervo é majoritariamente dedicado à Paleontologia e Arqueologia. Muito do que encontramos lá é fruto de pesquisas científicas e esse é um aspecto que deve ser muito valorizado, pois as Ciências também fazem parte de nosso patrimônio cultural e, muitas vezes, não nos damos conta disso!

Visitar exposições que contam narrativas tecidas por diferentes olhares é também uma vivência que nos transforma e nos transporta para outros espaços e tempos. 

Foi assim que me senti nesse meu passeio de férias ao MAPA. Revisitei memórias, afetos, conhecimentos científicos e culturais.








O Museu faz uma homenagem ao padre e paleontólogo Dr. Giuseppe Leonardi (cidadão honorário de Araraquara - título que ganhou em 2013), grande estudioso do tema e figura fundamental no campo da Paleontologia. Vale conhecer a sua trajetória e ligação com as pegadas e acervo do MAPA, além de sua biografia. Atualmente, ele vive na Itália. 

Enfim, a visita é repleta de aprendizados. Assim como sempre é quando visitamos museus.

A emissora televisiva EPTV produziu uma matéria muito bacana sobre museus do interior paulista e um trecho foi gravado no MAPA. Caso tenha interesse, pode acessar clicando no link: Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara fica aberto para visitação gratuita

Se já visitou o MAPA e/ou o Museu a céu aberto e quiser deixar os seus comentários sobre a experiência vivida, será uma alegria ter o seu registro aqui.

Com essa primeira postagem, espero que tenhamos mais esse canal para dialogarmos sobre museus. 

Ah, e temos um perfil no Instagram. Confere lá: @visiteiummuseu. Siga, curta, comente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Maré

Museu da Vida - FIOCRUZ