Museu Câmara Cascudo

Museu Câmara Cascudo - UFRN


Visitei o Museu Câmara Cascudo (MCC), situado em Natal/RN, em junho de 2019.

O MCC é um espaço de pesquisa, ensino, extensão e cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

O prédio fica na Avenida Hermes da Fonseca, 1398, no bairro Tirol.


É um passeio muito interessante para fazer em Natal, possibilitando o conhecimento sobre demais aspectos da cultura potiguar, para além das belíssimas praias.

O espaço surgiu como um local de pesquisa, principalmente, do campo da Antropologia, no ano de 1960. O museu leva o nome de Câmara Cascudo, antropólogo, historiador, advogado e jornalista, grande estudioso das manifestações culturais brasileiras.  

O MCC abriga exposições de longa duração e temporárias. Vale a dica de explorarem todas as salas expositivas. Em geral, elas ficam fechadas por conta da climatização, mas não se reprima e abra-as para ser conduzida(o) pelo mundo da anatomia comparada, dos dinossauros, das aves, evolução e o que mais estiver em cartaz.

Na fotografia a seguir, estou adentrando o mundo das "Aves e Evolução: uma perspectiva histórica".





Olha só esse esqueleto de elefante - da próxima fotografia - que faz parte da exposição sobre Anatomia Comparada! Uma "pequena" amostra do que você pode encontrar por lá.




O Museu é um grande pólo de pesquisa, para além do que a/o visitante se depara. Uma instituição na qual pesquisadoras/es de diferentes regiões e nacionalidades desenvolvem estudos sobre Antropologia, Paleontologia, Arqueologia, Cultura e demais.

Como já ressaltei bastante, a abordagem cultural dos temas é muito marcante no MCC. Na Exposição "Engenhos: tradição do açúcar", é possível notar várias referências a autores como o próprio Câmara Cascudo, Gilberto Freyre, José Lins do Rêgo. Uma articulação entre Ciência e Arte que enriquece ainda mais a experiência.




O MCC tem peças que permitem o toque, banheiros acessíveis, QRCode para acessar informações das exposições, elevadores, buscando ampliar a acessibilidade.

No post anterior destacamos a temática dos dinossauros, a participação de Giuseppe Leonardi nos estudos da Paleontologia, e, no MCC, estes assuntos voltam a ser pauta e é possível estabelecer inúmeras conexões entre as exposições e assuntos tratados nos dois museus.

E assim vamos notando, cada vez mais, como podemos trilhar muitas rotas entre os museus que visitamos.

No nosso perfil do Instagram (@visiteiummuseu), seguiremos contando um pouco sobre outros detalhes do museu, por meio do registro fotográfico da visita. Por exemplo, confere por lá, as fotografias em que estou na reprodução parcial da Caverna Olho D'água da Escada, um local importantíssimo para as pesquisas paleontológicas.

Você pode fazer um breve passeio virtual pelo MCC, acessando o site do museu: https://www.mccufrn.online/

Comenta aqui ou lá no Instagram, como foi sua experiência, se já visitou o Museu Câmara Cascudo. 

Até o próximo #visiteiumumseu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Maré

Museu da Vida - FIOCRUZ

MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara