Centro Cultural Profs. Waldemar e Heleieth Saffioti/Chácara Sapucaia

Centro Cultural Profs. Waldemar e Heleieth Saffioti/Chácara Sapucaia


Novamente, estamos falando de Araraquara/SP. Desta vez, de modo muito fresco, com as emoções ainda fervilhando. Retornei da cidade há poucas horas e decidi escrever tomada por tudo que vivi no Centro Cultural Profs. Heleieth e Waldemar Saffioti (CCPWHS), também conhecido como Chácara Sapucaia

Fiz a visita mediada na última sexta-feira, no final do período da manhã, com dez estudantes da Graduação e Pós-Graduação que me acompanhavam na participação de um evento científico ocorrido no Instituto de Química da Unesp (instituição que tem muita relação com o Centro Cultural visitado).

O local renderia muitas postagens, de temas variados. O espaço permite a ressignificação de importantes momentos históricos da Literatura, Ciência, Cultura, Política, Arquitetura. Atualmente, o local é de responsabilidade da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

O Centro Cultural foi doado à Unesp em 2000, pela Prof.ª Heleieth Saffioti (1934-2010) - grande socióloga brasileira e de renome internacional, professora, militante feminista, indicada ao Nobel da Paz, autora de livros potentes sobre gênero/patriarcado/violência contra as mulheres - após o falecimento do Prof. Waldemar Saffioti (1922 - 1999) - grande químico e físico de prestígio no campo da energia nuclear, político e um dos fundadores do Instituto de Química da Unesp (onde me formei e atuei profissionalmente). 

A visita ao CCPWHS permite o conhecimento sobre a vida e obra desses dois grandes nomes da Ciência, Política e História brasileira. O espaço foi residência do casal por quase 30 anos e preserva móveis e objetos pessoais de ambos. 




Se você ainda não conhece os Saffioti, fica o convite! É de sentir muito orgulho por tudo que fizeram por nosso país!

Pois bem, antes de ser o Centro e residência do casal citado, o local foi a Chácara Sapucaia. Até hoje recebe essa menção. A dimensão era maior do que o espaço que constitui o CCPWHS. 

A Chácara recebeu esse nome por conta de ter muitas sapucaieiras, um tipo de árvore brasileira que produz castanhas. A fotografia tirada durante a visita mostra um exemplar do fruto preservado como objeto museal. 



Dentro dessa cabaça de sapucaia ficam as castanhas, que são comestíveis. Dizem que o sabor lembra a castanha-do-pará.

A Chácara Sapucaia pertencia à Pio Lourenço Corrêa (1875-1957), "tio" de Mário de Andrade (1893-1945) - escritor, ensaísta, fotográfo, musicólogo, folclorista brasileiro.  Aqui não vou contar toda a história, para fazer valer a visita ainda mais!

A visita, atualmente, conta com uma exposição sobre o livro Macunaíma, de Mário. Muita gente já leu esse livro, mas poucas pessoas sabem que ele foi escrito em Araraquara e, muito menos, que foi na Chácara Sapucaia, enquanto se refugiava para cuidar da saúde durante umas férias que passou na companhia do tio Pio.

A Exposição revela os locais por onde ele passou a maior parte do tempo escrevendo essa grande obra da nossa Literatura.



O romance foi escrito com muitos cigarros e cigarras, como ele menciona no prefácio do livro. Esse e demais detalhes conseguimos perceber com o olhar cuidadoso da curadoria e monitoria da exposição.

Quero finalizar por aqui, porque ainda tem os aspectos da Arquitetura da casa que vão deixar vocês com uma curiosidade tamanha. Façam a visita monitorada, pois o final é surpreendente e tem relação com as lendas que ouvimos dizer sobre Araraquara. Qual a ligação entre a casa do Centro Cultural com o que conhecemos sobre a lendária serpente do caso dos Britos e a catedral da cidade? 

Ficou com curiosidade? Agende a sua visita! O Centro Cultural Profs. Waldemar e Heleieth Saffioti  recebe visitantes de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30min e das 14h às 16h30min. Está localizado na Rua dos Libaneses, 1111. 

O site da instituição é: https://www.fclar.unesp.br/#!/centro-cultural

No nosso perfil do instagram, vamos postar mais fotografias e contar um pouco mais da nossa experiência no CCPWHS. Acompanhe o @visiteiummuseu, curta, comente, interaja com a gente!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Museu da Maré

Museu da Vida - FIOCRUZ

MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara